Por que realizar esse projeto em sala de
aula?
Estudos já têm
comprovado que o ensino da arte oportuniza o desenvolvimento do pensar
elaborado e do fazer artístico, pois a arte possui uma característica única de
dar sentido às experiências pessoais. Ela envolve o indivíduo não só no fazer
artístico como também ensina a conhecer experiênciar e refletir sobre os
objetos do cotidiano, a natureza e as produções individuais e coletivas de
determinadas épocas e culturas. De acordo com o PCN de arte (1997, p. 19);
A educação em arte propicia o
desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que
caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido a experiência humana; o
aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar
formas artística quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por
ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.
Arte é representação, desde os primórdios que a arte
surgiu como uma necessidade, quando o homem quis representar o seu espaço, seu
cotidiano, ações, crenças e costumes, registrando nas paredes através de
desenhos instrumentos que utilizavam no dia a dia. Essa educação tem ganhado
bastante importância quando se fala na formação adequada para a cidadania, ela imprime sua marca ao demandar um sujeito
da aprendizagem criador, propositor, reflexivo e inovador. Se hoje o aluno deve
ser formado para enfrentar situações incertas e para resistir às imposições de
velocidade e de fragmentação que caracterizam a contemporaneidade, a arte pode
colaborar bastante nessa formação.
É o professor quem deve promover o
fazer artístico, a reflexão sobre a arte, na construção da identidade artística
das crianças e adolescentes que freqüentam a escola, os professores tem um
papel de suma importância nesse processo e essa colaboração é ainda maior
quando se leva em conta os modos de aprendizagem dos alunos, dedicando o tempo
que for necessário para fornecer orientações e conteúdos adequados para a
formação em arte, e isso incluem tanto saberes universal quanto os adquiridos
no cotidiano.
Essa proposta de projeto visa
trabalhar a realidade diagnosticada nas salas de aula do ensino regular, onde é
possível detectar um nível elevado de dificuldade em relação à arte, a ausência
do teatro, da música e da dança, pois se percebe que a arte não surge como
proposta metodológica, ou seja, não faz parte da rotina dos professores e que o
ambiente também não favorece a vivencia dos alunos com a arte, com o mundo
artístico.
Diante dessas considerações, contribuirá
para proporcionar aos professores uma nova forma de educar. Para isso, serão
realizadas atividades artísticas e lúdicas mediadas pela interdisciplinaridade,
tendo dentre outros objetivos possibilitar construções de saberes.
Público
Alvo e como Fazer?
O plano de trabalho objetiva atender
aos alunos do 5º anos do ensino fundamental, onde teoricamente todos já deverão
praticar a leitura e a escrita tanto da decodificação de símbolos como de
números. O que fazer para se ensinar os conteúdos através da arte e com arte de
forma prazerosa?
Orientado por estes questionamentos, o
projeto irá abarcar as diversas áreas do conhecimento, como português, matemática,
história, geografia e ciências por intermédio da educação artística e da
interdisciplinaridade, o qual permeará todas as atividades que serão
desenvolvidas com os requisitos necessários ao processo de aprendizagem.
Segundo o PCN de arte (1997, p. 49):
A aprendizagem em
arte acompanha o processo de desenvolvimento geral da criança e do jovem desse
período, que observa que sua participação nas atividades do cotidiano social
estão envoltas nas regularidades, acordos, construções e leis que reconhece na dinâmica
social da comunidade à qual pertence, pelo fato de se perceber como parte
constitutiva desta.
É nessa perspectiva que este trabalho
está fundamentado para proporcionar mais um subsídio que ira ajudar na prática
pedagógica do professor que se interessar pelo tema. Este trabalho dentro de
uma perspectiva interdisciplinar facilitará o envolvimento das várias áreas do
conhecimento, ofertando uma aprendizagem gratificante e eficaz, tendo em vista
que a aprendizagem significativa só ocorre de fato quando há um relacionamento
entre os conhecimentos. O trabalho docente a partir da arte numa perspectiva
interdisciplinar vem possibilitar diversas situações de vivências.
É de suma importância estabelecer
novas formas de socialização e interação não só com os conteúdos trabalhados na
sala de aula, mas também com os colegas, funcionários, professores e com o
mundo, sendo esse um dos objetivos a serem alcançados, pois o projeto está
desenvolvido para ser trabalhado em equipe. É nessa perspectiva que o trabalho
irá ser efetivado, centrando a ação docente no diálogo sobre os conteúdos,
trocando saberes através de brincadeiras educativas, repassando experiências,
utilizando o universo da imaginação da criança como meio de ensinar e aprender
já que a arte “faz pensar sobre o trabalho artístico que realiza.” (PCNs, 1997,
p. 47)
Objetivos
Para que haja um planejamento
organizado, se faz necessário definir objetivos a serem alcançados. Será por
meio dos objetivos aqui elencados que os alunos poderão assimilar os conteúdos
apresentados. A definição tenciona proporcionar certo nível de aprendizagem aos
alunos:
Oportunizar
condições necessárias ao processo de ensino aprendizagem por intermédio do
ensino da arte, levando em conta a proposta interdisciplinar que será trabalhada.
Utilizar
a arte como forma de mediar o ensino aprendizagem;
Desenvolver
o senso crítico do aluno;
Desenvolver
a capacidade de interpretar e produzir objetos como brinquedos de forma
artística;
Privilegiar
as construções e a criatividade dos próprios alunos no ambiente escolar.
Procedimentos
metodológicos
Cada criança possui uma forma particular de
aprender, a assimilação dos conteúdos não se dá apenas na exposição dos
conteúdos de forma oral, existem diferentes formas capazes de proporcionar uma
maior qualidade ao processo de ensino aprendizagem, trazendo a atenção do aluno
para aquilo que está sendo exposto. A criatividade é essencial no ensino da
arte como também em todas as disciplinas, principalmente no ensino ofertado
para crianças nas séries iniciais.
Os conteúdos trabalhados com crianças não podem ser
apresentados de forma fragmentada, tem que haver uma ligação contextualizada
entre esses conteúdos como também fazer sentido para a vida da criança. Não
havendo interdisciplinaridade entre os conteúdos não há relevância para o
aluno, tornando-se praticamente impossível haver um aprendizado significativo,
tendo em vista que o processo torna-se mecânico, fragmentado e desmotivador.
Partindo dos objetivos elencados, a metodologia que irá nortear as atividades
do projeto terá base construtivista e será desenvolvida a partir de;
1- Atividades organizadas a partir dos eixos
temáticos da Língua Portuguesa, Ensino da Arte, Ciências, Geografia, história,
Matemática, e Educação Física. 2- Atividades em grupo e individual; 3- Jogos e
brincadeiras; 4-Pintura e desenhos; 5-Testos lidos e dramatizados; 6-Musica;
7-Dança; 8-Relacionar os jogos e as músicas selecionadas com os conteúdos envolvendo
a interdisciplinaridade; 9-Aula expositiva; 10-Atividades escritas na lousa;
11-Dinâmicas.
Forma de avaliação
O professor nesse caso deverá avaliar durante o
processo, oferecendo notas por produção em quaisquer atividades, pois os alunos
apresentarão várias habilidades no decorrer do projeto.
Culminância
O encerramento compreende o momento de socialização
das construções efetivadas no decorrer do projeto. A culminância permitirá
apresentar aos alunos e a nós mesmos os resultados de todas as atividades
desenvolvidas durante a efetivação do projeto. Isso poderá se feito através de
fotos ou quem sabe de uma amostra cultural. Vai depender da criatividade do
educador.
Recursos
Os materiais didáticos são de fundamental
importância para a execução da prática docente, pois para uma aula ser
interessante é preciso buscar diversas fontes de ensino para motivar a aula.
Diante disso, poderão ser utilizados os seguintes recursos didáticos:
1-Livro didático; 2-CDs; 3-DVDs; 4-Som; 5-Cartazes;
6-Livros paradidáticos; 7-Papelão; 8-Lápis; 9-EVA; 10-TNT; 11-Materiais
diversos: papel ofício, cartolina, papel madeira, lápis de cor, tesoura, cola,
etc.
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