sábado, 11 de agosto de 2012

Ensinando com arte: uma perspectiva metodológica interdisciplinar


Por que realizar esse projeto em sala de aula?


Estudos já têm comprovado que o ensino da arte oportuniza o desenvolvimento do pensar elaborado e do fazer artístico, pois a arte possui uma característica única de dar sentido às experiências pessoais. Ela envolve o indivíduo não só no fazer artístico como também ensina a conhecer experiênciar e refletir sobre os objetos do cotidiano, a natureza e as produções individuais e coletivas de determinadas épocas e culturas. De acordo com o PCN de arte (1997, p. 19);

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido a experiência humana; o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artística quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.

Arte é representação, desde os primórdios que a arte surgiu como uma necessidade, quando o homem quis representar o seu espaço, seu cotidiano, ações, crenças e costumes, registrando nas paredes através de desenhos instrumentos que utilizavam no dia a dia. Essa educação tem ganhado bastante importância quando se fala na formação adequada para a cidadania, ela imprime sua marca ao demandar um sujeito da aprendizagem criador, propositor, reflexivo e inovador. Se hoje o aluno deve ser formado para enfrentar situações incertas e para resistir às imposições de velocidade e de fragmentação que caracterizam a contemporaneidade, a arte pode colaborar bastante nessa formação.

É o professor quem deve promover o fazer artístico, a reflexão sobre a arte, na construção da identidade artística das crianças e adolescentes que freqüentam a escola, os professores tem um papel de suma importância nesse processo e essa colaboração é ainda maior quando se leva em conta os modos de aprendizagem dos alunos, dedicando o tempo que for necessário para fornecer orientações e conteúdos adequados para a formação em arte, e isso incluem tanto saberes universal quanto os adquiridos no cotidiano.

Essa proposta de projeto visa trabalhar a realidade diagnosticada nas salas de aula do ensino regular, onde é possível detectar um nível elevado de dificuldade em relação à arte, a ausência do teatro, da música e da dança, pois se percebe que a arte não surge como proposta metodológica, ou seja, não faz parte da rotina dos professores e que o ambiente também não favorece a vivencia dos alunos com a arte, com o mundo artístico.

Diante dessas considerações, contribuirá para proporcionar aos professores uma nova forma de educar. Para isso, serão realizadas atividades artísticas e lúdicas mediadas pela interdisciplinaridade, tendo dentre outros objetivos possibilitar construções de saberes.

Público Alvo e como Fazer?

O plano de trabalho objetiva atender aos alunos do 5º anos do ensino fundamental, onde teoricamente todos já deverão praticar a leitura e a escrita tanto da decodificação de símbolos como de números. O que fazer para se ensinar os conteúdos através da arte e com arte de forma prazerosa?

Orientado por estes questionamentos, o projeto irá abarcar as diversas áreas do conhecimento, como português, matemática, história, geografia e ciências por intermédio da educação artística e da interdisciplinaridade, o qual permeará todas as atividades que serão desenvolvidas com os requisitos necessários ao processo de aprendizagem. Segundo o PCN de arte (1997, p. 49):

A aprendizagem em arte acompanha o processo de desenvolvimento geral da criança e do jovem desse período, que observa que sua participação nas atividades do cotidiano social estão envoltas nas regularidades, acordos, construções e leis que reconhece na dinâmica social da comunidade à qual pertence, pelo fato de se perceber como parte constitutiva desta.

É nessa perspectiva que este trabalho está fundamentado para proporcionar mais um subsídio que ira ajudar na prática pedagógica do professor que se interessar pelo tema. Este trabalho dentro de uma perspectiva interdisciplinar facilitará o envolvimento das várias áreas do conhecimento, ofertando uma aprendizagem gratificante e eficaz, tendo em vista que a aprendizagem significativa só ocorre de fato quando há um relacionamento entre os conhecimentos. O trabalho docente a partir da arte numa perspectiva interdisciplinar vem possibilitar diversas situações de vivências.

É de suma importância estabelecer novas formas de socialização e interação não só com os conteúdos trabalhados na sala de aula, mas também com os colegas, funcionários, professores e com o mundo, sendo esse um dos objetivos a serem alcançados, pois o projeto está desenvolvido para ser trabalhado em equipe. É nessa perspectiva que o trabalho irá ser efetivado, centrando a ação docente no diálogo sobre os conteúdos, trocando saberes através de brincadeiras educativas, repassando experiências, utilizando o universo da imaginação da criança como meio de ensinar e aprender já que a arte “faz pensar sobre o trabalho artístico que realiza.” (PCNs, 1997, p. 47)

Objetivos

Para que haja um planejamento organizado, se faz necessário definir objetivos a serem alcançados. Será por meio dos objetivos aqui elencados que os alunos poderão assimilar os conteúdos apresentados. A definição tenciona proporcionar certo nível de aprendizagem aos alunos:

Oportunizar condições necessárias ao processo de ensino aprendizagem por intermédio do ensino da arte, levando em conta a proposta interdisciplinar que será trabalhada.

Utilizar a arte como forma de mediar o ensino aprendizagem;

Desenvolver o senso crítico do aluno;

Desenvolver a capacidade de interpretar e produzir objetos como brinquedos de forma artística;

Privilegiar as construções e a criatividade dos próprios alunos no ambiente escolar.

Procedimentos metodológicos

Cada criança possui uma forma particular de aprender, a assimilação dos conteúdos não se dá apenas na exposição dos conteúdos de forma oral, existem diferentes formas capazes de proporcionar uma maior qualidade ao processo de ensino aprendizagem, trazendo a atenção do aluno para aquilo que está sendo exposto. A criatividade é essencial no ensino da arte como também em todas as disciplinas, principalmente no ensino ofertado para crianças nas séries iniciais.

Os conteúdos trabalhados com crianças não podem ser apresentados de forma fragmentada, tem que haver uma ligação contextualizada entre esses conteúdos como também fazer sentido para a vida da criança. Não havendo interdisciplinaridade entre os conteúdos não há relevância para o aluno, tornando-se praticamente impossível haver um aprendizado significativo, tendo em vista que o processo torna-se mecânico, fragmentado e desmotivador. Partindo dos objetivos elencados, a metodologia que irá nortear as atividades do projeto terá base construtivista e será desenvolvida a partir de;

1- Atividades organizadas a partir dos eixos temáticos da Língua Portuguesa, Ensino da Arte, Ciências, Geografia, história, Matemática, e Educação Física. 2- Atividades em grupo e individual; 3- Jogos e brincadeiras; 4-Pintura e desenhos; 5-Testos lidos e dramatizados; 6-Musica; 7-Dança; 8-Relacionar os jogos e as músicas selecionadas com os conteúdos envolvendo a interdisciplinaridade; 9-Aula expositiva; 10-Atividades escritas na lousa; 11-Dinâmicas.

Forma de avaliação

O professor nesse caso deverá avaliar durante o processo, oferecendo notas por produção em quaisquer atividades, pois os alunos apresentarão várias habilidades no decorrer do projeto.

Culminância
O encerramento compreende o momento de socialização das construções efetivadas no decorrer do projeto. A culminância permitirá apresentar aos alunos e a nós mesmos os resultados de todas as atividades desenvolvidas durante a efetivação do projeto. Isso poderá se feito através de fotos ou quem sabe de uma amostra cultural. Vai depender da criatividade do educador.

Recursos
Os materiais didáticos são de fundamental importância para a execução da prática docente, pois para uma aula ser interessante é preciso buscar diversas fontes de ensino para motivar a aula. Diante disso, poderão ser utilizados os seguintes recursos didáticos:

1-Livro didático; 2-CDs; 3-DVDs; 4-Som; 5-Cartazes; 6-Livros paradidáticos; 7-Papelão; 8-Lápis; 9-EVA; 10-TNT; 11-Materiais diversos: papel ofício, cartolina, papel madeira, lápis de cor, tesoura, cola, etc.

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