segunda-feira, 2 de julho de 2012

O Cristão e as Redes Sociais

Já foi comprovado cientificamente que os seres humanos sentem prazer em falarem de si mesmo. É uma especie de sensação semelhante ao prazer que sentimos ao comer uma barra de chocolate por exemplo. Por esse motivo é que as redes sociais tem feito tanto sucesso, especialmente no Brasil. É muito difícil encontrarmos alguém que ainda não tenha um perfil no orkut, facebook, etc. Até certo ponto isso é normal, porém se não forem tomadas algumas precauções, esse hábito de falar de si mesmo poderá destruir a sua imagem e acarretar problemas sérios a sua vida.

Saiu no jornal nacional da rede globo uma matéria sobre este assunto, onde o repórter com muita propriedade afirmou que colocamos a nossa vida na rede sem sabermos cuidar dela. Quando jogamos uma foto na internet, mesmo que venhamos a apaga-la, ela ainda continuará lá, pronta para ser restaurada ou afanada. Outro dia com o lançamento do google+ descobri que muitas imagens que já tinha dado como mortas continuavam lá, vivinhas da silva! É mais fácil deixarmos rastros na vida virtual que na real.

É preciso saber que a nossa vida virtual é um reflexo da real. Não se pode, nem se deve defender um conceito aqui fora e outro lá dentro. No caso dos evangélicos mais conservadores, a algumas mulheres que defendem veementemente o uso de saias para as mulheres e até condenam as que usam calças, mas postam nas redes sociais fotos, onde elas mesmas usam tais adereços antes condenados. Não estou condenando, muito menos apontado determinado estilo de vestimenta como ideal, até porque isso depende de cada um, apenas friso que os nossos discursos devem ser recheados pelos nossos atos e isso não se resume apenas a roupas, mas também a outros aspectos como por exemplo a música. Tem muitos evangélicos chocando não cristãos na rede indicando links de vídeos ou postando letras de cantores seculares que não trazem nenhuma edificação.

A bíblia diz que somos o sal da terra e a luz do mundo. Que as pessoas devem ser iluminadas com o resplendor de Deus ao olhar para nós e o apostolo Paulo ainda diz mais que nós somos a carta de Deus escrita e lida diariamente por todos os homens. Diante da posição bíblica a esse respeito eu pergunto: que tipo de leitura está sendo feita sobre você na internet? Que tipo de literatura você está produzindo em suas redes sociais?

Se você acha que o que diz ou faz em rede não vai influenciar em nada a sua vida aqui fora, engana-se. Tem empresas que já estão usando a rede para selecionar seus funcionários e muita gente tem perdido o emprego por terem postado comentários jocosos de seus locais de trabalho e patrões.  "Os verdadeiros adoradores adorarão ao pai em espírito e em verdade". Devemos ser pessoas autênticas em todo lugar. Se somos filhos, servos e adoradores de Deus, que as nossas ações faça transparecer isso, tanto na vida real quanto na virtual.
  

Um comentário:

  1. Entendo que o acesso as redes sociais para cristãos é uma moeda de duas faces, o perigo esta lá, disponível, a um clique seu! Porém o temor à Deus deve ser mais presente na vida do homem de Deus, podemos evangelizar, fazer amizades, conhecer pessoas, adquirir novos conhecimentos... basta começarmos a agir como verdadeiros adoradores e mensageiros da palavra de Deus.
    Abraços à todos, Alyane Moura

    ResponderExcluir

Lançamento do livro MYSICALIZANDO A BÍBLIA COM KAKO DE DEUS

No dia 24 de novembro aconteceu no templo da Assembleia de Deus em Patu/RN o lançamento do livro MUSICALIZANDO A BÍBLIA COM KAKO DE DEUS. Es...