Bem, para os que ainda não sabem eu estou a frente do programa social Projovem adolescente a quase três anos e nunca tinha falado de sua importância ainda aqui no meu espaço. Pois bem, por isso que hoje eu resolvi dedicar esta matéria a essa porta que me foi aberta e que, de certa forma tem me trazido muita experiência com o público jovem.
Falar de Projovem é falar de protagonismo, é uma espaço onde o jovem tem vez e voto, ou seja, as ações desse programa visam despertar a juventude para atuar na sociedade de uma forma sadia e responsável. Se na escola eles já recebem tudo pronto e planejado para apenas fazer cumprir, no Projovem isso não acontece. Você pode até esta se perguntando: "Quer dizer então que a coisa corre solta, sem planejamento?" A resposta é não.
O MDS nos enviam os cadernos que você poderá conferir clicando Aqui que se dividem em vários fascículos para auxiliar cada profissional. Há, já ia me esquecendo de sitar os profissionais. Bem. Pra começo de conversa tem o Assistente Social, que nesse caso é o técnico de referência, a pessoa que fica responsável pela parte burocrática com relação a atualização do sistema onde todos os dados são colocados. Depois vem o orientador social (coordenador), que nesse caso sou eu. Minha função é auxilia-los na elaboração de projetos e tratar sobre os temas transversais e do que estiver em foco na sociedade. E por últimos e não menos importante tem os facilitadores de oficinas, que são os responsáveis pelo desenvolvimento cultural e esportivo dos adolescentes.
Com relação a diferença entre a escola e o Projovem, é que como o programa é um ambiente de educação não formal, os jovens se sentem mais livres para opinar, expressar suas preferências e construir, com a nossa orientação é claro, seus conhecimentos e desenvolver suas habilidades. O que não faz o programa bombar mesmo é que, como os jovens não são muito acostumados a protagonizarem ficam a maioria do tempo esperando ordens para realizarem alguma atividade.
Ai vai o meu recado para a galera que acompanha meu blog: "Gente acorda! O Projovem é o espaço onde você adolescente pode dizer o que pensa, o que quer fazer e como deseja realizar essa tarefa. Nós só estamos aqui para ajudá-lo! Deixem de ficar esperando ordens o tempo todo e aprendam a protagonizar suas vidas! Reclamam tanto que não podem fazer nada, dizer nada e quando aparece a oportunidade não aproveitam!"
Esse tem sido meu trabalho, além de educar. Mas isso também é educar, Claudio Rosa! Tá certo. Vocês me entenderam né? Mas vou dizer uma coisa, pense num trabalho abençoado e que me faz bem! Trabalhar com jovem, ouvir suas inquietações e aconselha-los tem sido minha missão e espero que esteja me saindo bem. Tem sido um presente.
Qualquer esclarecimento a respeito do Projovem Adolescente é só me procurar ou mandar um e-mail; terei o maior prazer em responder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário