Quando fazia a 4ª série na Escola Estadual João Godeiro, e já apaixonado pela leitura, adquirido desde a 3ª série com minha inesquecível professora Francisca, também da mesma escola. Sempre faço menção as minhas antigas professoras para mostrar a vocês a importância que nós educadores temos no crescimento de nossos alunos. Bem, nesse período surgiu um projeto intitulado "Literatura em Minha Casa". Se tratava de uma iniciativa do governo federal de distribuir kits de livros paradidáticos nas escolas para os alunos.
Cada aluno tinha direito a um único kit que continha um livro de poesias, uma novela ou clássico da literatura, uma peça teatral e um livro de contos. Eu fiquei muito encantado e feliz com os livros que ganhei, só que muitos colegas meus não deram valor ao que para mim era um tesouro.
Ao ver os outros alunos da escola destruindo tão rico material, inclusive na minha própria sala, resolvi trabalhar para salvar a vida do máximo de livros que eu pudesse. Sai pedido a cada um dos alunos e dizendo o quanto que aqueles livros significavam para mim. Alguns me deram numa boa, porém, outros se negaram e prometeram inclusive destruí-los.
Ao notar que as doações tinham se encerrado lancei a proposta de comprar cada livro no valor de R$ 0,25 à R$ 0,50 centavos e não é que funcionou! os alunos fizeram filas para venderem os seus e nessa brincadeira eu acabei arrecadando mais de 100 exemplares dos mais variados autores.
Hoje comecei a analisar cada uma das obras que tenho na prateleira e a medida em que for lendo, colocarei algumas observações para que os professores possas utilizar em sala de aula. Com certeza as escolas dispõem desses livros porque todas receberam no período de distribuição. Espero que seja útil para vocês que como eu amam a leitura e que pretendem transformar esse país em um "País de Leitores".
Cláudio! Tenho certeza de que sou bem mais nova que vc, não peguei essa distribuição de livros mas na biblioteca na minha escola quando eu estava na 4ª série tinha todos, e as bibliotecárias, vendo que eu adorava os ler, me doou alguns deles :)
ResponderExcluirHoje sou louca por esses livros!
Minha amada, fico feliz em saber que a matéria combinou com o que você passou. É bom saber que essas coleções de livros abençoaram a vida de outras pessoas também. E fico ainda mais feliz em saber que você ficou viciada em livros assim como eu.Sim, com certeza sou mais velho que você. (Risos) Abraços!
ResponderExcluirTenho até hoje os meus. Lembro - me bem que quando ganhei fiquei louquinha por saber que as coleções dos meu colegas não eram iguais as minhas, e sim, a de cada um era uma, fiquei com uma vontade danada de ter todos eles.
ResponderExcluir