domingo, 25 de dezembro de 2011

Pode o pastor cobrar para pregar?

Recebi um e-maio muito interessante abordando um tema bastante polêmico no mundo gospel, como não gosto muito dessa palavra, vou dizer "evangélico" apesar de as duas serem sinônimos. O e-mail tratava da questão de pregadores cobrarem verdadeiras fortunas para pregarem a palavra de Deus. O interessante é que muitos desses animadores de plateia usam a própria Bíblia para justificarem as quantias absurdas que cobram para se apresentarem. Vou cocar o conteúdo do e-mail na integra por concordar plenamente com o que amado irmão defende! 

O amado irmão Renato Vargens está de parabéns pela mensagem. Público porque creio ser de suma importância para aqueles que querem viver a genuína palavra de Deus. A Bíblia nos diz que devemos dar de graça o que de graça recebemos, ou seja, sua palavra!

Lamentavelmente se tornou comum os pastores cobrarem para pregar o Evangelho da Salvação Eterna. Infelizmente sei de casos de pastores cobrando até R$ 15 mil para "ministrar" numa conferência. Além disso, muitos destes exigem hotel 5 estrelas, cardápio variado, carro do ano a disposição e segurança full time. 

Pois é, definitivamente a pregação do Evangelho tornou-se um grande bussiness onde o mais importante é fechar bons negócios. 

Caro leitor, eu sou absolutamente contra aqueles que cobram para pregar. Jesus nunca cobrou para anunciar a salvação, como também nenhum dos apóstolos estabeleceram cachê para anunciar Cristo.   Paulo, apesar de ter experimentado em seus ministério  necessidades que envolvem a obra missionária, nunca exigiu que a igreja lhe enviasse ofertas, antes recebia de bom grado e com ações de graças aquilo que lhe era enviado. A verdade é que nenhum dos apóstolos do Senhor jamais estipularam uma quantia para pregar a palavra de Deus em alguma cidade.

Agora em contrapartida, existem igrejas que tratam o obreiro com enorme descaso. Há pouco soube de um fato escabroso. Uma proeminente comunidade cristã convidou um pastor para pregar em uma conferência. O pastor convidado era de um estado diferente da igreja, o que exigiu com que a viagem acontecesse no seu  próprio carro. Durante três dias o pastor pregou intermitentemente o Evangelho. Ao final do congresso, os seus anfitriões, lhe estenderam a mão agradecendo a sua vinda sem contudo lhe dar uma oferta sequer, isso sem dizer que os hospedeiros tiveram a cara de pau de não pagar as despesas relacionadas a viagem do seu convidado.  

Um amigo meu, líder de uma grande missão brasileira relata que não são poucas as vezes, que recebe de oferta R$ 50,00. Ele conta, que volta e meia viaja horas de carro, ônibus ou avião, se ausentando da igreja a qual é pastor, deixando em casa mulher e filhos, e que ao final da conferência recebe  no máximo 100 pratas de oferta.

Prezado amigo, vamos combinar uma coisa? Sou absolutamente contra quem cobra para pregar o Evangelho, entretanto, não concordo com aqueles que agem com descaso não horando com dignidade os seus convidados. Há pouco, soube de um relato de um pastor que foi convidado para ser preletor de uma grande conferência, não é que a igreja que o convidou queria cobrar dele a inscrição no congresso? Veja bem, ele seria o preletor, e ainda assim queriam que ele pagasse a inscrição, mesmo porque, ele iria comer no local. Ora, isso é um deboche!

Pois é, bom senso nessas horas é fundamental. Sem sombra de dúvidas o pastor não deve cobrar para pregar, mas em contrapartida a igreja deve tratar seus convidados com decência e dignidade. Tirar o pastor de sua igreja e família e lhe dar "esmolas" ao final do culto afronta os ensinos bíblicos.

Diante disto minha sugestão é que a igreja pense duas vezes em convidar alguém para pregar. Se ela não tem condições de arcar com as despesas relacionadas a hospedagem, transporte e oferta, é melhor não convidar.  Se não possui condições de cobrir as despesas mínimas, não convide ninguém, se organize, se capitalize, e no tempo certo convide alguém para pregar.

Pense nisso!

Renato Vargens


Um comentário:

  1. ADORADOR ED-DEUS, IRMÃO EU CONHEÇO A FAMA . SEI OS DOIS LADOS. MAS TE FALO, DEUS NÃO QUER ARTISTAS, NEM MEGAS PREGADORES, ELE QUER SIM. ADORADORES, E PESCADORES DE ALMAS, POIS SE RECEBES DE GRAÇAS FAZ O MESMO, VOU TE PERGUNTAR A VOCÊ, QUE EXIGEM CONTRATO, QUANTO DEUS ESTÁ TE COBRANDO PARA DEIXAR VOCÊ VIVER?. POIS MORREM MILHOES. POR FALTA DE DESOBEDIENCIA, VOCÊ QUER SER MAIS UM DA FILA, CONTINUA!!

    ResponderExcluir

Lançamento do livro MYSICALIZANDO A BÍBLIA COM KAKO DE DEUS

No dia 24 de novembro aconteceu no templo da Assembleia de Deus em Patu/RN o lançamento do livro MUSICALIZANDO A BÍBLIA COM KAKO DE DEUS. Es...