
É na brincadeira que a criança se desenvolve tanto físico como socialmente. É imitando aos adultos onde a criança aprende sobre questões sociais. Quando correm, estão desenvolvendo o seu corpo fisicamente e, é no jogo onde seu raciocínio lógico é trabalhado.
Em nossas escolas as brincadeiras não estão sendo vista como uma forma de educação e sim como apenas entretenimento. As crianças são soltas para brincar em um determinado dia da semana no intuito de proporcionar um pouco de paz aos professores. Os educadores desconhecem a importância da brincadeira para o desenvolvimento do aluno, deixando passar importantes momentos de integração e conhecimento, pois é na brincadeira onde as crianças revelam quem realmente são.
O professor deve participar de forma direta ou indireta como mediador das atividades lúdicas. Enquanto as crianças brincam, ele observa, participa para auxiliar na manutenção das regras impostas, mas sem deixar de observar , pois, será nesse contexto onde ele passará a conhecer de forma mais profunda cada um em particular. Esse conhecimento facilitará ainda mais o trabalho do professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário